quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Casablanca, Marrocos




Imortalizada pelo filme Casablanca, em 1942, há uma certa ironia ao fato de que ele não era realmente gravado em Casablanca. Café Rick nunca existiu até 2004, e até recentemente a cidade tinha sido praticamente ignorada por alguns turistas.


Em grande parte construída em 1940 pelos franceses, a Casablanca de hoje é uma colcha de retalhos de diferentes bairros descontroladamente brilhando como uma Manhattan no brilhante Atlântico. Cada quarteirão representa uma face diferente do Marrocos: à partir da Medina antiga de Anfa, as liquidações Berber originais que datam do século VII, para as moradias em ruínas "Art Déco" da Boulevard Mohamed V e lojas de antiguidades de Hay Hassani, até o nível dos arranha-céus modernos de hoje.


Mesmo agora, com enormes construções em andamento, incluindo o maior shopping da África e uma nova rede elétrica, ambos previstos para conclusão até 2012, e cada vez mais cosmopolita, Casablanca está ocupada a reinventar-se, desta vez como um local cultural para maiores talentos do Marrocos nas artes, música e literatura.


Perfil da Cidade

Ao contrário da maioria das cidades do Marrocos, onde boa parte da vida está centrada em toda a Medina, o maior patrimônio de Casablanca são suas ruas, vivaz Ville Nouvelle. O transporte público é limitado, mas os táxis petit - como joaninhas pequenas correndo pelas ruas - são baratos, confiáveis ​​e da maneira mais fácil de ir de A para B. Basta acenar para baixo onde quer que esteja, tendo em conta que eles podem parar para pegar os outros passageiros, se eles vão na mesma direção que a sua. Você também pode pegar um táxi e fazer um city-tour guiado.



Transporte

Táxi
Use os pequenos petit-taxi vermelhos (geralmente Fiat Unos de quatro portas) para viagens curtas, e grand-táxis (geralmente os velhos Mercedes-Benz brancos) para longas distâncias.

Carro
Trânsito congestionado, caótico, e muitas vezes de arrepiar os cabelos, evite dirigir em Casablanca e deixe na mão dos especialistas: pegue um táxi.

Trem
A maioria dos trens no Marrocos passam pela estação principal Casa Voyageurs, um ponto de partida bom para Rabat, Marrakech, Tangier e Fez.

A pé
A nova cidade é muito grande para cobrir a pé, mas bairros menores, como Medina e Habous são impossíveis de explorar de outra maneira.











Lugares Imperdíveis

  • Medina, a terceira maior do mundo;
  • A antiga Catedral do Sagrado Coração de Casablanca;
  • A antiga medina (Bab Marrakech);
  • As numerosas fachadas Art déco, em especial ao longo da avenida Mohammed V, boulevard 11 janvier, etc.;
  • O mercado central;
  • A estrada marginal e as praias (Aïn Diab);
  • O marabout de Sidi Abderrahman;
  • Derb Ghallef: uma grande feira da ladra, uma espécie de mercado que lembra as histórias de Ali Baba, ao ar livre;
  • Twin Center Casablanca: duas torres gêmeas de 28 andares com 115m de altura e com um centro comercial de 130 lojas em 3 andares, em pleno Maarif, o bairro comercial de Casablanca;
  • Megarama: complexo de cinemas;
  • Festival du Boulevard des Jeunes Musiciens: festival de música anual de Casablanca;
  • Festival de Casablanca: festival anual organizado pelo município

Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário